Aveiro

LogoAveiro

 

 

 

 

 

 

Aveiro compositie3Aveiro beneficia de uma posição geoestratégica ímpar no contexto nacional, posicionada na região centro e na linha costeira atlântica de Portugal. A sua centralidade privilegia a  logística e os transportes nos eixos ferroviário e rodoviário norte-sul do país e as ligações a Espanha e ao porto marítimo.

Esta região é caracterizada por um vasto ecossistema lagunar, designado 'Ria de Aveiro', uma das mais notáveis Zonas Húmidas da costa portuguesa integrada na Rede Natura 2000, com características únicas ambientais, culturais e socioeconómicas. A sua importância ecológica conduziu à sua proposta classificação como Sítio Comunitário de Interesse (SIC) e à recente inclusão da pateira em Requeixo na classificação de Sítio Ramsar da pateira de Fermentelos.

Este ecossistema complexo enfrenta ameaças crescentes e alterações que colocam em risco o seu equilíbrio, o que apela para políticas de gestão mais adequadas e sustentáveis.

Numa escala mais aproximada, na região do Baixo Vouga, as tipologias de riscos de prioridade muito elevada correspondem às cheias e inundações, erosão costeira, contaminação de aquíferos, degradação dos solos a par com incêndios industriais, acidentes em estabelecimentos perigosos e acidentes no transporte de substâncias perigosas.

Urge, deste modo, promover e desenvolver estratégias de longo prazo multirriscos de mitigação e instrumentos para permitir o desenvolvimento sustentável da região. O município de Aveiro anteriormente com 14 freguesias é, neste momento, composto por 7 freguesias e 3 uniões de freguesias, num total de 10, com cerca de 78.500 habitantes e ocupa uma área aproximada de 200 km ². Um terço desta área é parte da laguna.

 

Como autoridade local Aveiro é diretamente responsável pelas suas próprias políticas de mitigação de desastres e, portanto, está em posição de influenciar diretamente as políticas locais. No projeto PrismA, Aveiro vai testar o manual de mitigação de riscos MiSRaR, na questão das substâncias perigosas em indústrias SEVESO e o seu transporte ferroviário e rodoviário.

 

 


 

 

 

MiSRaR    knopachtergrond aveiro  knopachtergrond mirandela
knopachtergrond szreda copy
 knopachtergrond tallinn  knopachtergrondvrzhz copy